Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO desde 2010. "Não digamos 'não', nem 'nunca mais'. Não digamos 'sempre' ou 'jamais'. Digamos, simplesmente: 'ainda'! ... Ainda nos veremos um dia . Ainda nos encontraremos na estrada da vida . Ainda encontraremos a pousada, o afeto almejado, a guarida . Ainda haverá tempo de amar, sem medo, totalmente... infinitamente ... sem ter medo de pedir, de implorar, ou chorar ... Ainda haverá tempo, para ser feliz novamente . Ainda haverá tristeza, ainda haverá saudade, ainda haverá primavera, o sonho, a quimera . Ainda haverá alegria, apesar das cicatrizes . Ainda haverá esperança, porque a vida ainda é criança ... e amanhã será outro dia !... " "NADA PODE REVIVER O HOMEM, MAS ALGO PODE CONSERVÁ-LO VIVO. TRABALHE COM SEGURANÇA"
Powered By Blogger

saiba tudo sobre segurança do trabalho

sábado, 2 de julho de 2011

O que é Segurança do Trabalho na visão do Técnico de Segurança do Trabalho


A pergunta é: O que é Segurança do Trabalho na visão do Técnico de Segurança do Trabalho? A resposta parece óbvia, mas nem sempre foi assim. Já houve um tempo em que o Técnico de Segurança - na época, Supervisor de Segurança, tinha uma visão deturpada da Segurança do Trabalho. Sem generalizar, muitos Supervisores viam na Segurança do Trabalho, muito mais uma forma de punir o funcionário, do que em protegê-lo das adversidades encontradas no execício de suas tarefas diarias. Era muito comum o funcionário receber equipamentos de proteção sem nenhum treinamento e depois ser cobrado pelo uso incorreto destes. É claro que este passado não tão agradável ficou registrado como a era dos Técnicos Policiais - o importante era punir quem não praticava segurança, mesmo que o trabalhador se quer tivesse sido informado das regras. Volto a repetir, tinha excessões.
No entanto, os tempos mudaram e os cursos que até então tinham duração mínima (alguns com até um mês de duração), passaram a ter uma carga horária bastante extensa e até geraram reclamações. Porém, algumas disciplinas da nova grade, foram marcantes para que os, agora Técnicos de Segurança do Trabalho, tivessem uma atuação dígna de um profissional altamente capacitado. Vejamos, por exemplo, a disciplina PSICOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA NO TRABALHO - esta teve ação direta no modo de agir do técnico tornando-o mais humano e menos egoísta na profissão.
Em resposta à pergunta do título, a visão do Técnico não pode ser outra, se não a de que a Segurança do Trabalho é a base para o sucesso de qualquer empresa que se preze. Não é possível ser uma grande empresa sem a contribuição da Segurança do Trabalho, que deixou de ser prejuízo, para se tornar uma fonte de lucro para o empresário de visão. A Segurança do Trabalho além de proteger o trabalhador, agrega valor ao produto na medida em que este é produzido com o mínimo de infortúnio possível, demonstrando o comprometimento do empresário com o bem estar de seus funcionários perante seus clientes.
Finalizando, não coloquei aqui a visão do Engenheiro de Segurança, por entender que os dois profissionais têm o mesmo objetivo e que não justificaria uma visão diferente para cada um. Uma coisa é certa: para ser uma boa equipe de segurança, ter um bom engenheiro na supervisão é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário